Estudos de Caso Pampalanas III

Este teste só foi possível de ser feito, com a colaboração do COLETIVO AUTONOMO MORRO DA CRUZ, uma ONG dirigida pela antropóloga  Lucia Scalco, e com apoio técnico do arquiteto Igor Nicolini.

Para avaliar os efeitos da lã de ovelha como isolamento térmico, foi realizado um experimento, sendo escolhidas duas casas semelhantes, próximas, localizadas no Morro da Cruz em Porto Alegre. Ambas casas são de madeira, com telhas de fibrocimento.

 

Na casa A, da Sra. Magda,  com 32 m, apenas um quarto com 5,30 m² não possui forro de madeira, sendo então colocada uma camada de 15 cm de altura da PAMPALANAS sobre o forro de madeira e onde não havia forro, foi colocada a lã sobre tela contra insetos, suportada por barrotes de madeira, sendo colocado um termômetro datalloger, para medição continua de temperatura e umidade.

Na casa B, da sra. Nanachara, também de madeira, com telhas de fibrocimento e forro de madeira, próxima à casa A, foi colocado em seu interior apenas o termômetro similar ao da casa A, e na parte externa da casa outro termômetro, para medir a temperatura ambiente.

Comparativo Temperatura

Os termômetros registraram as temperaturas e umidade do ar, no período entre 14 de novembro/23 e 18 de dezembro/23, apresentando as seguintes temperaturas, em graus Celsius

No período analisado, foram consideradas apenas as temperaturas superiores a 26º C, quando  se igualavam a temperatura externa, da casa A e da Casa B.

A partir dos 26º, a temperatura externa se equivaleu ao da Casa B, até os 35º C, chegando a 1,35º de diferença a maior  quando os termômetros registraram 40º.

Já a temperatura na casa A, a partir, a partir dos 27º de temperatura externa, começou a evoluir menos que a temperatura externa e da Casa B, chegando a uma diferença de 2,5º em relação à casa B e 3,85º em relação à temperatura externa, ao atingir os 40ºC.

Umidade X Temperatura

A temperatura é um dos fatores que afetam a sensação térmica, sendo o outro, a umidade relativa do ar. Neste experimento, também foi analisada a evolução da umidade relativa, entre as casas B e A, conforme:

Analisando o quadro de evolução da umidade frente as temperaturas registras (intervalo de 15ºC a 40º C), verifica-se que até os 25º C, a umidade do ar na casa A, com o isolamento PAMPALANAS, era inferior ao da Casa B, comprovando que a lã retirar a umidade do ar em excesso.

A partir dos 25º C, até os 40º C, inverteu-se esta tendencia, e a umidade do ar na casa A, com PAMPALANAS, passou a ser superior a da casa B, chegando a uma diferença de 6% nos 40º C, comprovando que a lã, em temperaturas altas, retém a umidade do ar.

Deve ser considerado que a ANVISA recomenda que a umidade do ar não seja inferior a 40% no verão, sendo que a umidade medida na casa B, sem a PAMPALANAS chegou próximo a este limite, apontado 45%.

A sensação térmica é provocada pela junção da temperatura e da umidade do ar, sendo que no caso da utilização da PAMPALANAS comprovou-se redução da temperatura elevada e aumento da umidade do ar, quando comparadas as residências utilizadas para o presente teste, tornando o ambiente mais agradável ao homem .

Esta situação reflete-se no depoimento prestado pela Sra. Nanachara Medeiros, proprietária da casa B, ao externar:

“A gente entra ali na casa da mãe, a gente sente que ali está diferente ,menos quente do que na minha, tanto que sai da minha para ir para lá.. na minha não dava para entrar. Ai ficamos na sala da mãe , que estava mais fresquinha, por que antigamente a gente não conseguia ficar ali, tinha que ficar na rua , fora de casa, na sombra da arvore.. as vezes saio da minha para ficar na dela, dentro da casa. Ela também  fica mais tempo no quarto, pois antigamente ela ficava mais tempo fora, porque antes não tinha como ficar dentro de casa.”

“Além da casa ter ficado mais agradável em dias quentes, também não ouço mais o barulho da chuva nas telhas. Hoje, para saber se está chovendo , tenho que ir olhar na janela.”

Além do conforto térmico, a lã de ovelha também tem a qualidade de isolamento acústico, conforme reconhecido pela Sra. Magda:

Ainda foi efetuado um comparativo da utilização da PAMPALANAS na sala de informática do Coletivo Autônomo Morro da Cruz, em que foi colocado este isolamento, com outra sala contigua, em que não foi colocada a PAMPALANAS.

No mesmo momento, a temperatura na sala em que não tinha o revestimento da lã de ovelha marcou 32,7º C e na sala com a PAMPALANAS registrou 27,1º C, havendo uma diferença de 5,6º C em decorrência da utilização do isolamento com a lã de ovelhas, PAMPALANAS.

Também foi registrada diferença significativa na medição da umidade no ar nos dois ambientes. Na sala sem a PAMPALANAS registrou 55,8% de umidade do ar, e na sala com isolamento marcava 73,3% da umidade do ar.

A combinação de altas temperaturas, com baixa umidade do ar, provoca sensação de mal-estar , causando dores de cabeça e tonturas, dentre outros sintomas.

Conheça Nossos Estudos de Caso

Ambientes com Pouca Ventilação

Nômades do Século XXI

Conforto Térmico em Casas

Entre em Contato Conosco

Endereço

Rua Luciana de Abreu, 450
Porto Alegre, RS

E-mail

contato@pampalanas.com.br
comercial@pampalanas.com.br

Telefone

(51) 99985-5119

Conheça Pampalanas na Mídia

Construindo o Futuro,

Fio a Fio

Chamar no WhatsApp
Olá
Podemos ajudá-lo?